quarta-feira, 27 de junho de 2012

Olhares no Tempo




Houve um tempo que meus olhos olhavam o mundo e desejavam torná-lo melhor. 
Houve um tempo em que era incapaz de ver o sofrimento do meu irmão e permanecer indiferente.
Houve um tempo que as injustiças do mundo faziam meu corpo queimar de indignação.
Houve um tempo, há muito tempo, que decidi sair da posição de espectador desse mundo feio e triste, repleto de dores e angústias, e passar a fazer parte, de alguma forma, da sua reforma.
Na inocência da juventude participei de movimentos sociais, grupos, associações e até irmandades.
Na vida adulta, um pouco menos inocente e ingênuo, decidi dedicar minha vida profissional a tarefa de tornar a vida de outras pessoas menos injusta e abracei a causa de Direitos Humanos no Trabalho. Enfrentei homens que escravizavam outros homens, mulheres e crianças. Lutei contra o trabalho infantil, discriminação no ambiente de trabalho, assédio moral e sexual. Busquei proporcionar condições dignas de saúde e segurança para os trabalhadores. Ajudei a criar normas internacionais de proteção aos direitos dos trabalhadores. Ameaçado de morte mais de uma vez, fiz o que me propus. E consegui ver bons frutos de meu trabalho na vida de muitos.
Mas o vazio fazia eco em mim e sentia que era pouco, muito pouco, o que oferecia ao mundo. Pessoas continuavam sendo escravizadas, crianças com sua infância roubada, velhos trabalhando à exaustão para ter direito a um teto e algum alimento. Por onde andava continuava vendo dor nos olhos daqueles por quem eu trabalhava. Para cada empresa que eu ajudava a melhorar as condições de trabalho, centenas se levantavam para produzir em condições sub-humanas. E isso me doía. Como se minha vida fosse inútil para mudar mesmo o pequeno mundo de minhas relações.
Então compreendi. “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?” (Marcos 8:36)
Se quero sementes que nasçam para um mundo melhor, devo semeá-las não no corpo, onde o tempo inevitavelmente levará, mas na alma e espírito, para que produzam 100 por 1, pois “uma alma que se eleva, eleva o mundo inteiro” (Elisabeth Leseur).
Se quero ver o mundo que deixo de herança para meus filhos melhor, devo plantar nos seus corações sementes de verdades eternas, “onde nem a traça nem a ferrugem consomem” (Mateus 6:20)
Se quero ver empresários enxergando seus trabalhadores como seres humanos, e ver trabalhadores compreendendo a responsabilidade de seu trabalho, devo derramar no coração deles água que sacia. “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:14)
Porque todos, empresários, trabalhadores, jovens e velhos, homens e mulheres, todos sem exceção, trazem em si uma sede e uma dor que nunca cessa, antes aumenta a cada dia, a cada notícia trágica. “Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? (Mateus 6:25)
E toda e qualquer transformação de comportamento deve necessariamente nascer no mais profundo de cada indivíduo. Em seu espírito. Mas o espírito só é tocado por outro espírito. Não podemos dialogar com o espírito através da carne. Os resultados serão catastróficos.Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24)
Mas aquele que tem suas convicções espirituais transformadas, já não vive na carne, mas tem domínio sobre ela. E essa autoridade o habilita a transcender a ponte que separa os corações, através de um olhar transformador, pois “a candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6:22)
E não existem desafios no mundo que sejam impossíveis. 
Não existem sementes que deixem de frutificar. 
E a transformação do mundo será realidade. Cada qual em seu mundo de relações, será capaz de plantar sementes tão profundas que nem a pior das tempestades será capaz de arrancar. 
E acredito, firmemente, que o sonho de um mundo melhor, por muitos considerado utópico, será realidade. Hoje busco essa transformação com outras armas.
A começar por mim.

2 comentários:

  1. gostei e vou compartilhar ...

    ResponderExcluir
  2. "E não existem desafios no mundo que sejam impossíveis"
    Texto maravilhoso pai! Amo vocês....

    ResponderExcluir